‘É a ciência que estuda padrões’, afirma o matemático Marcelo Viana.
Para ilustrar a reportagem mostrou alguns exemplos dentre os quais foram uma pizza
Os estudos trigonométricos possuem uma relação muito importante com o Teorema de Pitágoras, pois através de sua aplicação determinamos valores de medidas desconhecidas. O teorema de Pitágoras é uma expressão que pode ser aplicada em qualquer triângulo retângulo (triângulo que tem um ângulo de 90°).
a = hipotenusa
b = cateto
c = cateto
O teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
a2 = b2 + c2
Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais).
As matérias, de aproximadamente seis minutos cada, mostraram como a
Matemática está no cotidiano das pessoas. Os episódios foram exibidos ao
longo da semana no principal telejornal do país e chamou atenção de
milhões de pessoas, em redes sociais muitos comentaram sobre o assunto, e
indagaram? – porque o Jornal Nacional fez questão de mostrar essa série
de reportagens falando de Matemática?
Conduzidas pelo experiente jornalista Pedro Bassan, Marcelo Viana foi
o condutor das reportagens, explicando a origem e conceitos básicos e
aproximando a disciplina do dia a dia de todos.
É assustador, pois é Mais de 4,5 milhões de candidatos fizeram, no
domingo o Enem no dia 12 de Novembro, a segunda etapa das provas do
Exame Nacional do Ensino Médio, questões de ciências exatas, como a
Matemática.
Mas qual a fórmula para despertar o interesse pela Matemática?
Matemáticos mais jovens estão criando métodos que facilitam e
desperta o interesse das pessoas pela Matemática, é o caso do método X Y
Z criado pelo Matemático Valdivino Sousa, que tem como intuito de
mostrar para os alunos uma forma de aprender equação de primeiro grau
com o uso de objetos ilustrativos. Valdivino Sousa identificou que nos
problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z, essas variáveis
podem ser substituídas por objetos ilustrativos, já que uma equação do
tipo 2x + 4 – 2 = 8, o aluno tem dificuldade de entender ao deparar com
as formalidades algébricas. Para saber mais sobre o método X Y Z para
saber mais acesse: https://valdivinosousa.blogspot.com.br/2017/11/revista-educacao-matematica-metodo-x-y.html
“Ela tem fama de difícil e, por isso mesmo, talvez seja uma ciência
injustiçada, vítima de muito preconceito, porque a matemática, tão
temida pela complicação, está presente nas coisas mais simples da vida”.
Disse Valdivino Sousa.
Você gosta de números? Não? Então mesmo sem gostar você não vive sem eles.
Os problemas nascem junto com o Sol. Ele é o único ponteiro do nosso
único relógio. Sem os números, o homem não inventou as horas.
Até quem detesta matemática já percebeu que, quando aparecem, os
números estão aí para nos ajudar. Um, dois, três, é impossível fugir.
Fazemos contas toda hora, todos os dias, às vezes sem perceber.
O goleiro vive calculando a bissetriz de um ângulo para fechar o gol.
Já o atacante passa o jogo calculando o ângulo inscrito que permite o
chute. Ainda bem que os números existem.
E, no mundo dos números, o Brasil tem um lugar de honra: o Impa,
Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Em meio à Floresta da Tijuca,
no Rio de Janeiro, cientistas brasileiros e estrangeiros desenvolvem
algumas das pesquisas mais avançadas da matemática.
O futuro serão daqueles que sabem matemática para se integrar no
processo de revolução digital, pois bem, como está o futuro da
matemática no Brasil?
Será que os jovens estão se preparando para a revolução digital?
O Brasil produz matemática de ponta. Temos pesquisadores de primeira
linha e reconhecimento internacional quando o assunto é a ciência do
raciocínio lógico e abstrato. Tudo isso em um país cujo ensino da
disciplina na escola afasta os estudantes, ao invés de instigar a paixão
pelos números.
“Engana quem acha que a Matemática só é números, fórmulas e equações
complexas. Para quebrar esse preconceito com a disciplina procurei criar
o método X Y Z que tem como objetivo proporcionar uma visão de
aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da
Engenharia Didática em Educação Matemática, com uso de objetos
ilustrativos”. Explica o Matemático Valdivino Sousa.
A Globo incentivando o estudo da Matemática: Pois é nesta última sexta-feira 17/11/2017, no Programa Conversa com Bial, Marcelo Viana, diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e a pesquisadora Carolina Araújo provaram por a+b que a matemática está presente em tudo e vai muito além de contas, fórmulas e equações. Eles dizem: “Nós não estamos preparando nossos jovens para essa revolução digital. O futuro será daqueles que saibam matemática suficiente para se integrar nesse processo.”
Assistem o vídeo:
https://gshow.globo.com/programas/conversa-com-bial/noticia/conversa-promove-reflexao-sobre-o-ensino-da-matematica-no-brasil.ghtml
Como aproximar a matemática de crianças e adolescentes?
“O aspecto lúdico é fundamental, você não pode esperar que alguém,
muito menos uma criança, fique atenta a algo chato. Então, é muito
importante conseguir trazer o lado lúdico para o processo de ensino e
conectar com algo que faça sentindo com as experiências adequadas a cada
faixa etária.” (Marcelo Viana)
“A matemática não é um cardápio de fórmulas que você tem que decorar para resolver um problema, mas uma forma de pensar e enxergar o mundo que nos ajuda no dia a dia.” (Carolina Araújo)
Olimpíadas de Matemática e a melhora no ensino escolar
“Estudos mostram que a média dos alunos das escolas que participam de maneira ativa nas Olímpiadas de Matemática sobe 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a um ano e meio de aula a mais.” (Marcelo Viana).
O Jornal Nacional e série de reportagens sobre a Matemática.
As reportagens usaram pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Pão
de Açúcar e o Museu do Amanhã – e até uma pizzaria! – para explicar
curiosidades sobre o surgimento da contagem, a relação entre a
matemática e a música, entre outros assuntos e mostrar como a Matemática
é útil e divertida.
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador,
Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em
Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em
Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações na vida real. Criou o
método X Y e Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão
algébrica com objetos ilustrativos. Seu trabalho é reconhecido com
Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics.
Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e
Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos
publicados em revistas e jornais especializados. Semanalmente escreve
para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Educação
Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: www.valdivinosousa.mat.br – E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Celular / Whatsap: 11 – 99608-3728
Nenhum comentário:
Postar um comentário