Aprendendo a resolver equação com
duas incógnitas
Nas equações
de primeiro grau com duas incógnitas muitas pessoas têm dificuldade de
resolver. Uma das dificuldades é passar a linguagem matemática abstrata para a
linguagem de resolução.
Na equação proposta temos 4x -3y = 11 e pede para
encontrar o valor de y, sabendo-se que x vale 2.
Numa resolução
podemos demonstrar da seguinte forma:
Já sabemos
que vale X = 2
O segundo
passo é multiplicar 4 por 2 – 3y =11 ou seja 4 .2 -3y=11
Então fica:
8 -3y =11 (- 3y = 11 – 8 )
-3y = 3/3 =
1 então y = -1 e x =
2 Parabéns aos que acertaram!
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador,
Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em
Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em
Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações na vida real. Criou o
método X Y e Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão
algébrica com objetos ilustrativos. Seu trabalho é reconhecido com
Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics.
Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e
Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos
publicados em revistas e jornais especializados. Semanalmente escreve
para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Educação
Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: www.valdivinosousa.mat.br – E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Celular / Whatsap: 11 – 99608-3728
COMENTÁRIOS
Fernando Gullarte É uma coisa simples, de resolver mas a maioria vão errar.. ou não sabe resolver...
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Fernando Gullarte EQUAÇÃO COM DUAS INCÓGNITAS.. O ENUNCIADO JÁ DAR O VALOR DE X.. E AGORA?
Gerenciar
Valdivino Sousa Nas
equações de primeiro grau com duas incógnitas muitas pessoas têm
dificuldade de resolver. Uma das dificuldades é passar a linguagem
matemática abstrata para a linguagem de resolução. Na equação proposta
temos 4x -3y = 11 e pede para encontrar o valor de y, sabendo-se que x
vale 2.
Numa resolução podemos demonstrar da seguinte forma:
Já sabemos que X vale = 2
O segundo passo é multiplicar 4 por 2 – 3y =11 ou seja 4 .2 -3y=11
Então fica: 8 -3y =11 (- 3y = 11 – 8 )
-3y = 3/3 = 1 então y = -1 e x = 2 Parabéns aos que acertaram!
Numa resolução podemos demonstrar da seguinte forma:
Já sabemos que X vale = 2
O segundo passo é multiplicar 4 por 2 – 3y =11 ou seja 4 .2 -3y=11
Então fica: 8 -3y =11 (- 3y = 11 – 8 )
-3y = 3/3 = 1 então y = -1 e x = 2 Parabéns aos que acertaram!
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